O
inglês no mundo dos negócios e na ciência
As empresas que implementaram
estratégias de internacionalização são as que melhor estão suportando a atual
situação econômica. No entanto, muitas entidades espanholas reconhecem
que encontram barreiras à hora de
comunicar-se com seus clientes potenciais no idioma inglês, que se
converteu na língua franca para os negócios internacionais. Uma boa
comunicação é a melhor ferramenta para impulsionar sua estratégia de
internacionalização.
Globalização e Negócios
Globalização e Negócios
Estamos cercados de produtos ou
serviços fornecidos por marcas estrangeiras de alcance mundial. Da mesma forma,
marcas brasileiras fazem o caminho contrário, passando a se destacar em
mercados distantes, como por exemplo, nos setores de alimentos (Sadia,
Perdigão), petróleo (Petrobras), aviação (Embraer), Bebidas (InBev,
belgo-brasileira, agora dona da até então americana Budweiser) para citar
apenas alguns. No mundo dos negócios, o inglês tem sido desde há muito tempo a
língua padrão, a permitir que executivos troquem informações, não importando
sua origem, seja americana, japonesa, chinesa, árabe ou qualquer outra.
Muita gente questiona a real
necessidade do inglês para funções que em tese não envolveriam o contato com
pessoas de outros países. Mas na visão das empresas, em uma relação comercial
com um cliente ou fornecedor, é desejável que, por exemplo, o profissional do
setor financeiro trate de assuntos de seu departamento diretamente com seu
colega no exterior, que a equipe de logística comunique-se diretamente com a
equipe com a mesma função na empresa cliente ou fornecedora, e assim por
diante. Com isso, ganha-se eficiência em uma escala inestimável. Para essas
empresas, é impossível pensar em interação com empresas estrangeiras se somente
seus altos executivos saiberem falar inglês satisfatoriamente.
Tecnologia
Profissionais que lidam com
tecnologia, seja desenvolvimento ou aplicação, são os que mais precisam do
inglês como ferramenta de trabalho. Em parte em razão do papel dos Estados
Unidos na criação e desenvolvimento de novas tecnologias, em parte pelo fato de
o inglês ser a língua mais internacionalmente disseminada, é justamente nesse
idioma que são trocadas informações, escritos manuais, divulgadas pesquisas.
No Brasil é notável o número de
vagas em setores como Tecnologia da Informação que não são preenchidas porque
falta nos candidatos um bom nível de compreensão e comunicação na língua
inglesa.
Turismo
A indústria do turismo é um dos
setores mais promissores para a geração de empregos no Brasil. O número de
turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil cresce acima da média mundial.
A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já aquecem o setor, que se
prepara para atender a demanda desses dois eventos e para o aumento do fluxo de
visitantes que virá como consequência da massiva exposição que o país e suas
belezas naturais terão nesse período, gerando um ciclo vicioso, pois sabe-se
que é bem comum um estrangeiro que tenha visitado o Brasil voltar com familiares
e amigos em outras oportunidades.
Outros setores e perspectivas
Falar bem o inglês também abre
portas em muitos outros setores de nossa economia, notadamente naqueles ligados
a serviços, incluindo-se o de educação.
O que antes costumava ser um plus é hoje e será ainda mais no futuro
próximo um item básico no currículo de qualquer profissional.
Componentes:
Breno (03) Bianca (04) Carlos (06) Jussara (16)
3º ANO A - E.M.
3º ANO A - E.M.
Fonte de
pesquisa e imagens: Noticias Universia
Disponível em: http://noticias.universia.es/translate/es-pt/en-portada/noticia/2012/10/24/976749/ingles-mundo-negocios.html. Acesso em maio de 2014.
Disponível em: http://www.callanacademy.com.br/importancia-do-ingles-no-mercado-de-trabalho.php. Acesso em maio de 2014.
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